06 Junho > 27 Junho

Tiago Cruz

Sempre que abria a porta o quarto ficava mais claro

sempre que abria a porta...


Também conhecido como efeito Sabattier a solarização consiste na inversão dos valores tonais de algumas áreas da imagem fotográfica, que pode ser obtido basicamente através da rápida exposição à luz da imagem durante seu processamento.

Este trabalho aparece da atenção à maneira como o espaço vibra ou da maneira que o espectador o faz vibrar. Escreve-se sobre o acto de ver como um exercício produtor de sentidos.

A mola hidráulica que (des)aparece atrás da porta é a indicação de uma primeira consciência. (algo primitiva da minha própria acção). Afasta-se de mim quando tenta transportar em si a tentativa de definição e de determinação de um certo grau de pureza, pois a minha proposta é a de atenção à possibilidade de mutação ou às possibilidades de mutação até ao ponto de eu mesmo querer um momento de surpresa ou estranheza na minha acção.

A luz foi um momento de inversão reincidente em muitos dos projectos, onde numa esquizofrenia quem o afirma é a mola hidráulica atrás da porta. Escreve-se sobre luz natural de um espaço escuro ou da luz natural de quem abre uma porta.

A vontade de ser espectador leva-o à acção de produtor.


About this entry